O LADRAR DO MERDOCK

Clicar na imagem de Algarve Ontem
(em cima)


Não se assustem com o ladrar do Merdock.
Ele só embirra com polícias, guardas fiscais,
guardas republicanos e outras fardas!...



domingo, 15 de abril de 2007

A ERA MERDOCK

.
Tenho acompanhado com muito interesse a evolução dos depoimentos, comentários e dicas que têm aparecido no Blog "Merdock".
As narrativas sucedem-se e, por vezes, uma palavra, uma data, um nome, um acto, espoleta uma outra narrativa que, a propósito, nos vem à memória.
Agradeço que façam chegar ao excelente coordenador deste Blog esta pequena participação. Só não a introduzi directamente (não é que não saiba e, também ainda não me esqueci) só para não perturbar o "timing" e/ou a "precedência", face a outras soberbas contribuições que já estão a surgir, com regularidade.
Soma e segue.
- Naquele tempo (Era do Merdock, e não eram só os estudantes que gostavam de namorar), até havia um professor namoradeiro, que preferia ver-se rodeado por meninas do que por insubordinados.
De seu nome Eudoro, dava aulas de Religião e tinha a virtude de transmitir boa disposição, para além da Moral que nos pregava (qual Frei Tomás em versão de modernidade).
Um dia, a um aluno do tipo impertinente, o senhor respondeu:
"Não me confundas com essa estória das eras" e mais acrescentou, com ar sério.
- A Cristo o que é de Cristo. Ao Merdock, o que é do Merdock.
Julgo que esta dica foi registada, por alguns dos presentes, e passou à história para contar aos nossos netos no estilo:
Era uma vez um cão....

Palma Moreira

7 comentários:

Anónimo disse...

Esse Eudoro não era um padre que fez o bom e bonito em Lagos, acabando por ser corrido?

Anónimo disse...

Oh! Anónimo-Pareces bruxo...
O Prof.Eudoro,em Faro,tinha "vocação" para as meninas (uma ficou grávida e
foi mudado de paróquia)Em Lagos a sua
vocação era dirigida para viúvas e/ou mal casadas. Foi descoberto e daí foi
"corrido" pelo povo,tendo mudado para
Almada(aí já não sei o que aconteceu)

Anónimo disse...

Emanuel - Estou encantado com esta
colaboração. A lembrança dos factos
pode desvanecer com o tempo. Através
deste Blog podemos certificar que na
Era do Merdock, já havia malandragem
que,como medida punitiva,"só mudava
de Paróquia". Sinais dos tempos...

Anónimo disse...

Ainda me lembro da matrícula do FIAT azul/cinzento do padre Eudoro.

Era: EB-22-60 , o que levava a que se dissesse "Engana Beatas dos 22 aos 60 anos"

O que será feito desse chungueiro ???

;-)

Anónimo disse...

La altura ouvi dizer que fora transferido para Ángola, para director dum colégio feminino.
E que por lá terá dado a alma ao Criador.

A Sonhadora disse...

Olá, boa noite...obrigada pela passagem pelo meu cantinho....
Tenho estado a divertir-me imenso com as coisas que estou a ler por aqui...por acaso também sou do reino de Portugal....e dos Algarves...eheheh
e estudei no liceu de Faro...kkkkkkkkk, só que não me consigo rever em nenhuma foto...mas....este tal Eudoro...por acaso não seria padreco???!!!
É que era eu menininha, conheci um bom malandro Eudoro...que até era padre...mas dava e deu mto que falar, lá pelos algarves...e por acaso até era de Faro!!!kkkkkkk
É um prazer visitar este cão Merdock...
Um abraço da sonhadora

vieira calado disse...

Olá, sonhadora! Diz-me, quando andaste em Faro?
Pode ser que eu tenha alguma foto...
Um abraço

Merdock era um cão singular
e deu origem, em Faro,
a uma extraordinária
manifestação de solidariedade
que culminou na sua libertação.
Aqui se relembram
os factos e as personagens
envolvidas.
Veja também o meu blog de poesia