O LADRAR DO MERDOCK

Clicar na imagem de Algarve Ontem
(em cima)


Não se assustem com o ladrar do Merdock.
Ele só embirra com polícias, guardas fiscais,
guardas republicanos e outras fardas!...



sábado, 20 de fevereiro de 2010

OS RIDÍCULOS

...


(ANOS 50)

OS ANOS DO MERDOCK


Como se sabe, nos duros tempos do Fascismo, em Portugal, o Estado Novo exercia um grande controlo sobre a Imprensa. Só a jornais humorísticos como o que mostramos (e o Sempre Fixe), era tolerada alguma crítica que envolvesse a situação política, económica, laboral, ou cultural. Esse controlo estava a cargo da Comissão de Censura, supervisionada pela polícia política do estado, a famigerada PIDE.

6 comentários:

Valquíria Calado disse...

Pois é bonito o formato do jornal neste amarelo historico; engraçado o humor,sutil e educado, e ainda os proprios se intitulam de ridiculos, como se desculpassem pelo que falam. onde buscasse essa areliquia,estupendo!
parabéns pela postagem. boa tarde.

Å®t Øf £övë disse...

Vieira,
São fantásticos estes fragmentos de história.
Abraço.

Espaço do João disse...

Meu caro Vieira Calado.
Grato pela passagem no meu espaço.São palavras animadoras que só quem as sente pode avaliar. Eu estou ausente da Madeira há mais de 50 anos, muito embora por lá apareça de quando em quando. Tenho familiares , irmãos, sobrinhos , primos ,tios etc. No entanto a maior parte da família está emigrada. Conheci a Madeira como a palma das minhas mãos, e nutro por ela muita compaixão. Hoje digo que a minha terra é o Alemtejo, pois é onde tenho meu ninho e adquiri os melhores amigos depois de crescido. É a minha segunda mãe.Tenho sido um vadio, percorrendo o mundo desde a Europa à Africa, passando pela Austrália e pelas Américas. O trabalho na Indústria de construção e reparação naval, as Montagens Eléctricas de centrais produtoras de energia e, seu transporte fez-me ver muita coisa agradável e desagradável. Se me perguntarem a idade, eu respondo que tenho mais lugares onde exerci do que anos de vida... Um grande abraço. João.
Nota:- acompanho os seus escritos via net.

Espaço do João disse...

Em tempo:-
Passe pelo meu espaço e veja alguns pequenos textos não só pela República como também por outros motivos, Liga dos Combatentes.
Também fui um daqueles que não pode esquecer a malfadada PIDE, por ela a minha vida foi madrasta. No entanto não fui desertor nem delator como o M.A. muito embora seja filiado PS dede 1975. Perdão pelo desabafo.

Luna disse...

Eram outros tempos que espero nunca regressem, mas há sempre uma forma de se contornar as situações e a brincar deixarmos sair as magoas guardadas
beijitos

Anónimo disse...

Infelizmente,decorridos mais de 50 anos,sinto maior opressão social e económica do que sentia na Era do Cão MERDOCK

Merdock era um cão singular
e deu origem, em Faro,
a uma extraordinária
manifestação de solidariedade
que culminou na sua libertação.
Aqui se relembram
os factos e as personagens
envolvidas.
Veja também o meu blog de poesia